sábado, 15 de março de 2014

Património a visitar em Alvor



Igreja Matriz de Alvor
Construída no séc. XVI é de estilo manuelino, embora muito alterada. Tem 3 naves e um pórtico original de grande riqueza decorativa, com pormenores e figuras renascentistas. O orago é o Divino Salvador de Alvor.

Igreja da Misericórdia
Hoje restaurada e aberta ao público tem um interior acolhedor e interessante, onde se destacam as sete bandeiras. Castelo – Antigo castro depois recuperado pelos muçulmanos, foi após a reconquista transformado em fortaleza. Deles restam hoje apenas dois troços. Largo do Castelo. 

Morabito anexo à igreja matriz da Alvor
Situado junto à nave norte da igreja é aberto para o interior do templo, onde constitui uma capela junto à sacristia. Apresenta uma planta quadrangular encimada por uma calote esférica com pináculos sobre cunhais. Foi aproveitado quando da construção da igreja no inicio do século XVI. Os morabitos são o melhor exemplo local da herança islâmica, de estilo mudéjar e serviam de culto aos heróis ou homens santos. Os três morabitos de Alvor foram aproveitados ao longo dos tempos como espaços de culto cristão e poderão ter sido construídos mais recentemente, talvez no século XVI, por uma importante comunidade local de mudéjares. 

Morabito de S. João
É o maior dos três sendo de planta quadrangular encima por cúpula esférica, com pináculos sobre cunhais. Ostenta na fachada principal a legenda latina: “ego sum vox clamantis in deserto”. Alto de S. João ou Infante D. Henrique. 

Morabito de São Pedro 
Actualmente ermida de S. Pedro, está situado junto ao cemitério. É semelhante ao anterior na sua composição geométrica insere no seu interior um outros de configuração mais baixa. Rua de S. Pedro. 

Edifício da antiga lota
Encostada à ria está inserida em local aprazível e pitoresco junto ao calçadão, que aproveitou com a requalificação do sítio. Zona Ribeirinha.

Ermida de Nossa Senhora da Conceição dos Montes de Alvor
De representação manuelina é um edifício interessante. Constitui o espaço de culto desta povoação.

Ria de Alvor 
Património natural da freguesia e do Algarve é a mais importante zona húmida do Barlavento e constitui um estuário de grande interesse ecológico, paisagístico e económico, sendo excelente para visionamento de aves migratórias. Rio de Alvor – Nasce na serra de Monchique, tem 17 km de curso e termina na ria ou estuário, que penetra no mar.

Praias
Ocupam todo um extenso areal que vai até à ria. As principais são: Vau, Prainha, Três Irmãos, Torralta e Alvor.
vor .
Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Recomendamos